Search

Mecanização e automação aplicadas em soldagem

A necessidade de se produzir mais, com segurança, garantindo qualidade, menor impacto sócio-ambiental e menor custo fazem com que as grandes empresas busquem soluções tecnológicas disponíveis no mercado que possibilitem superar esses desafios. Além disso, a falta de mão de obra qualificada e os altos índices de falhas ocorrentes nas obras que envolvem operações de soldagem tornam-se motivadores para que aumentem a procura de recursos que minimizem os impactos destes problemas.

Alguns recursos tecnológicos como mecanização e automação de soldagem tem sido amplamente pesquisado pelas empresas, mas ainda existem muitos questionamentos. Principalmente sobre a implementação desses sistemas em aplicações que antes eram feitas manualmente. Segurança na implementação, desenvolvimento e manutenção do sistema, garantia da repetibilidade associada a produtividade, promoção de melhores condições operacionais ou ainda, o risco do impacto negativo junto aos soldadores mais antigos. Dúvidas comuns, mas que criaram paradigmas difíceis de serem trabalhados e seus efeitos minimizados, se não houver uma boa consultoria sobre o assunto.

Com o passar do tempo a tecnologia aprimorou-se e seu desenvolvimento cresce gradativamente. Ela vem crescendo também na área da soldagem e nós, profissionais atuantes do setor, dos mais diversos níveis, precisamos acompanhar essas inovações. Essa afirmativa é verdadeira visto que, mais cedo ou mais tarde, poderemos nos deparar com a necessidade de implementar mecanização ou automação de processos em nosso dia-a-dia como uma forma consequente a soluções de problemas que enfrentamos em nosso cotidiano de trabalho. Para começarmos a entender sobre o assunto precisamos conhecer melhor qual a diferença entre mecanização e automação aplicadas a soldagem e entender também para que serve cada uma delas. Existe uma confusão muito grande quando referimos mecanização e automação. Basicamente, as diferenças entre elas são muito simples:

A Automação na Soldagem

A automação cuida de otimizar processos de soldagem sem que exista influência direta da mão humana. Ou seja, é passado informações a um sistema automatizado para realizar operações de soldagem de forma repetitiva. 

As informações passadas para o sistema automatizado devem atender as necessidades do projeto a ser soldado. Essas são inseridas por um profissional devidamente qualificado e com bons conhecimentos em processos de soldagem.

Para se automatizar processos de soldagem é necessário fazer com que o projeto se “adeque” ao sistema automatizado, ou seja, desde a junta a ser soldada ao dispositivo sejam devidamente projetadas para que todo o sistema reconheça os pontos a serem soldados e garantam a repetitividade necessária para atender a produção.

Geralmente os sistemas de soldagem automatizada são compostos de dispositivos de fixação de peças. viradores acoplados a braços mecânicos com diversos eixos, conhecidos vulgarmente como robôs de solda. Todos eles controlados por uma central que processa as informações previamente programadas. Geralmente envolvem muita engenharia, que é devidamente aplicada ao sistema como um todo e por isso possui um investimento inicial elevado, porém, que se justifica dentro de sua depreciação.

A Mecanização na Soldagem

Já a mecanização cuida de otimizar processos de soldagem contando com a influência direta da mão humana utilizando dispositivos que auxiliam o soldador a realizar o seu trabalho. A mecanização para soldagem utiliza sistemas que se adequam a qualquer aplicação e têm o propósito de aumentar a produtividade, garantir qualidade e conforto operacional ao soldador.

As informações passadas para o sistema mecanizado também devem atender as necessidades do projeto a ser soldado. Porém as informações inseridas no sistema para mecanização da soldagem são realizadas por soldadores qualificados que somam seu conhecimento de soldagem manual a uma “ferramenta” que o auxiliará a promover soldas de extrema qualidade.

Resumidamente, o sistema para mecanização de soldagem necessita da mão de obra do profissional da soldagem para realizar o trabalho.

Geralmente a engenharia do processo está aplicada aos dispositivos para mecanização na forma de controles que simulam o trabalho do soldador. O investimento inicial é menor se comparado a sistemas automatizados e se justifica também dentro da sua depreciação.

Quebrando Paradigmas

Related posts